Frase de boas vindas

Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire



domingo, 7 de novembro de 2010

PROERD e JA: Jovens de Atitude em Nova Veneza/SC

Aconteceu em nova Veneza/SC, nos dias 06, 07 e 08 de novembro o JA: Jovens de Atitude, capacitação de adolescentes com faixa etária de 12 à 14 anos, matriculados do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Os alunos fazem parte da rede pública e particular de Ensino de Criciúma/SC. Para ser um JA: Jovens de Atitude deve apresentar algumas características como: ter espiríto de liderança, ter atitudes positivas e ser um bom exemplo para os colegas da escola, pois sua missão após participar do Curso JA: Jovens de Atitude, é ser multiplicador de atitudes positivas e hábitos saudáveis na escola e na sua comunidade.
Parábens aos alunos e à todos policiais Proerdianos que participaram desta capacitação.

sábado, 6 de novembro de 2010

CURSOS: BRINCAR APRENDENDO & APRENDER BRINCANDO

Novo LUDIC'IDADE ESCOLAR
Material pedagógico em Educação para o Trânsito

O curso se destina a profissionais de segurança no trânsito, estudantes e professores das áreas: Pedagogia, Educação Infantil, Magistério, e simpatizantes da área de prevenção, despertando para a importância e o potencial do lúdico (material pedagógico) como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem na prevenção e Educação para o trânsito no âmbito e escolar e comunitário. Curso com abordagem teórica e prática

Abordagem teórica:
Reflexões sobre Ludicidade: Jogo, brinquedo e brincadeira; Importância do Teatro de Fantoches como recurso mediador na prevenção e Educação para o Trânsito; Jogos pedagógicos; Livros-vivos (surpresa); Gincana: Educação no Trânsito e Gincanas com tarefas surpresa; Som e ritmo: brinquedos cantados - músicas infantis e Vídeos: filmes infantis: reflexão crítica e sua importância no processo educativo.

Abordagem prática:
Confecção de bonecos fantoches, elaboração e apresentação de peça teatral; Apresentação de exemplos de jogos pedagógicos industriais e alternativos que podem ser confeccionados pelos professores: ludo, bingo, dominó, jogo da memória, quebra-cabeça, jogo da velha, caça-palavras sobre trânsito; Apresentação de modelo gincana: Educação para o Trânsito; Músicas infantis; Apresentação de Cd de músicas com tema transversal/local: Educação para o trânsito e brinquedos cantados, Apresentação de vídeos: filmes infantis; Apresentação de modelo de caça ao tesouro: Educação para o Trânsito, Elaboração de cartazes educativos, Televisão, jornais e revistas: notícias que podem ser direcionadas para reflexão e prevenção; Apresentação de histórias em quadrinhos; Panfletos educativos e Apresentação e confecção de placas de trânsito.


Ministrante/Cursista: MOISÉS LAURINDO
Mestre em Educação/Unisul
Esp. Psicopedagogo: Escolar e Clínico
Esp. Ludopedagogo (cursando)
Pedagogo
Lic. em Educação Física
Bach. em Educação Física e Esporte
Policial PROERD (Mentor/Instrutor) - PMSC
Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Tubarão/SC-ACT
Palestrante/Animador/Recreacionista: Escolar e Comunitário

Contatos:
Fones: (48) 9122-5554 / (48) 9637-0443
emails: moiseslaurindo@hotmail.com / moisés.laurindo@unisul.br

Currículo Plataforma Lattes -CNPq
http://lattes.cnpq.br/1728625212796082

CURSOS: BRINCAR APRENDENDO & APRENDER BRINCANDO

Novíssimo LUDIC'IDADE ESCOLAR
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras


O curso se destina a estudantes e professores das áreas: Psicologia, Turismo, Pedagogia, Educação Física, Educação Infantil, Magistério e simpatizantes da recreação, despertando para a importância e o potencial da ludicidade como área facilitadora do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar e comunitário.

Conteúdos que podem ser ministrados (teoria):
Recreção e seus conceitos; Ludicidade na visão de vários teóricos; Jogos infantis e brinquedos cantados; Música na Educação Infantil; A verdade sobre algumas cantigas de roda e ninar; Livros- vivos (surpresa); Gincana e Organização de gincanas com tarefas surpresa; Códigos de silêncio; Ludicidade na prática pedagógica; Ludicidade na Educação; Como elaborar um relatório de observação do aluno na prática lúdica e Letras de brinquedos cantados.

Atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas (práticas):
Atividades de cumprimento; Dinâmicas de grupo; Ginástica recreativa infantil; Brinquedos cantados; Jogos correlacionados com outras disciplinas; Atividades lúdicas para sala de aula (dias de chuvas ou sol forte); Atividades para trabalhar no ônibus; Jogos recreativos de campo; Jogos de auto-impacto; Jogos pré-desportivos; Brinquedos alternativos; Brincadeiras tradicionais e Atividades de volta à calma.

Ministrante/Cursista: MOISÉS LAURINDO
Mestre em Educação/Unisul
Esp. Psicopedagogo: Escolar e Clínico
Esp. Ludopedagogo (cursando)
Pedagogo
Lic. em Educação Física
Bach. em Educação Física e Esporte
Policial PROERD (Mentor/Instrutor)-PMSC
Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Tubarão - ACT
Palestrante/Animador/Recreacionista

Contatos: (48) 9122-5554 / (48) 9637-0443
emails:
moiseslaurindo@hotmail.com / moises.laurindo@unisul.br

Currículo Plataforma Lattes - CNPq:
http://lattes.cnpq.br/1728625212796082

PROERD E JA: Jovens de Atitude

JA: JOVENS DE ATITUDE EM TUBARÃO/SC
Aconteceu no Seminário em Tubarão/SC de 08/10 à 10/10/2010, o JA: Jovens de Atitude, capacitação raalizada com adolescentes de 12 à 14 anos, matriculados no 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental, que apresentam características positivas e que serão multiplicadores de atitudes saudáveis e (positivas) na escola e na comunidade.

Um abraço à todos os participantes do 1º JA em Tubarão!

Curso: Brincar Aprendendo & Aprender Brincando

1ª Oficina de LUDIC'IDADE ESCOLAR
para professores de Educação Infantil e Educação Física na
Secretaria Municipal de Educação de Tubarão
Aconteceu no dia 26 de outubro de 2010, das 1400h às 1800h a 1ª Oficina de Ludicidade Escolar para profesores na Secretaria Municipal de Educação de Tubarão/SC, com a participação de professores que trabalham com Educação Infantil e Educação Física, na Rede de Ensino.
O curso teve uma abordagem teórica, com conceitos sobre ludicidade e prática de atividades lúdicas.
Agradeço a participação dos professores participantes.
Um abraço à todos.