Frase de boas vindas

Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire



terça-feira, 6 de outubro de 2009

ANÁLISE DE FILME: MENTES QUE BRILHAM

Fred Tate tem 7 anos, inteligência muito acima da média que apresenta talento excepcional em Matemática, Línguas, Pintura, Música e Literatura, dentre outras áreas mas tem sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social em parte por causa da superproteção que recebe da mãe.
Dede, a mãe, é solteira, trabalha como garçonete e espera que o filho consiga levar uma vida normal. Depois de fracassar ao matriculá-lo em escolas comuns, Dede procura uma entidade especial para crianças superdotadas. Fred vai conviver por um tempo com Jane, a diretora da instituição para crianças superdotadas, mostrando-se uma pessoa metódica e fazendo que Fred cumpra as regras da casa. Jane inscreve-o na Odisséia da Mente, espécie de olimpíada para pequenos prodígios. Embora apresente um desempenho notável na competição, ele agrava sua condição psicológica. Sente o isolamento, sente que não tem mais o carinho da mãe, apresentando certos momentos de rebeldia
Mentes que Brilham discute, trata de forma delicada e convincente, o tratamento que se deve dispensar às crianças de QI muito alto, mostrando também que uma criança especial precisa de atenção, carinho e muito amor para que ela não se sinta rejeitada e excluída.




Observação: Análise realizada na Disciplina: Metodologia do Ensino Fundamental V - Matemática (Profª Cláudia Colossi) no Curso de Pedagogia na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão-SC)

Sem comentários: