Frase de boas vindas

Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire



domingo, 2 de novembro de 2008

CURSO: LPM - LUDOPSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA

Recreação: Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1ª à 4ª série)

O Curso é destinado a professores e estudantes: de Educação Física, Pedagogia e áreas afins interessados em ampliar seus conhecimentos através da interdisciplinaridade lúdica.
A Ludicidade e a Psicomotricidade formam um par perfeito por suas características.

Objetivos:
Proporcionar o aperfeiçoamento das técnicas recreativas, buscando conhecimento, científicos, teóricos e práticos sobre recreação. Visa o aprimoramento de vivências: didático-pedagógicas e interdisciplinares.
Apresentar a importância dos estudos sobre esta dupla (Ludicidade e Psicomotricidade) que, juntos, trazem benefícios para o desempenho de diferentes profissionais, subsidiando-os cientificamente e auxiliando-os numa reflexão sobre sua práxis.
Apresentar programa de avaliação motora para alunos da educação infantil à 4ª série do ensino fundamental (Rosa Neto, 2002) com possibilidade de identificar comprometimentos psicomotores que possam interferir no processo ensino-aprendizagem. Traçar o perfil motor e utilizar a capacidade psicomotora como ferramenta auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, tanto no aspecto preventivo quanto no tratamento de dificuldades já instaladas.

Conteúdo:
Ludicidade: Brinquedos, brincadeiras e jogos que favoreçam os elementos da motridade: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Atividades lúdicas que levem à reflexão. Dinâmicas em duplas, trios ou pequenos grupos que desenvolvam o ritmo, a desinibição e a tonicidade.

Ministrante
Moisés Laurindo - CREF 09501–5 G/SC
Mestrando em Educação/Unisul -Tubarão
Especialista em Piscopedagogia (Psicopedagogo)
Pedagogo
Licenciado em Educação Física
Bacharel em Educação Física e Esporte
Policial PROERD (PMSC)
Recreador e animador
Contato: E-mail
moises.laurindo@.unisul.br
moiseslaurindo@hotmail.com

Sem comentários: