Frase de boas vindas

Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire



sábado, 19 de setembro de 2009

PROERD

O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais.
A Polícia Militar de Santa Catarina desenvolve o Programa desde 1998, e desde então já formou mais de 615 mil crianças em 253 municípios de todo o Estado.
 
Metodologia de Ensino
 
O Curso é ministrado por um Policial Militar fardado com o auxílio do professor(a), uma vez por semana, durante o semestre. É dirigido a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária dos 9 aos 12 anos, idade em que as crianças estão suscetíveis às pressões para experimentarem drogas ou agirem de modo violento.
 
O conteúdo didático e pedagógico do Programa é composto de 10 lições abordando os seguintes temas: segurança pessoal, maneiras de dizer não às ofertas de drogas,  abuso e uso das drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação (propaganda), alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, conseqüências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência.
 
As lições são desenvolvidas em sala de aula, por um Policial Militar com o acompanhamento e auxílio do professor(a)e de forma interdisciplinar, buscando desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a estas se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência, através de orientações sobre como resolverem conflitos, serem seguros, tomarem decisões por si próprios e resistirem à pressão para experimentarem as drogas. As lições são ministradas por meio de encenações teatrais e trabalhos em grupos para alunos e palestras  para  pais e professores.
 
O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola  e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.
O PROERD busca tão somente ajudar a criança a desenvolver sua auto-estima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir as pressões diretas e indiretas que a influenciarão a experimentar às drogas, bem como ajudá-la a tomar decisões sadias.

http://www.pm.sc.gov.br

Sem comentários: